O Liber – Instituto de Educação – começou suas atividades em agosto de 2016 no intuito de oferecer para a comunidade uma escola inovadora, que valoriza as mais diversas linguagens e inteligências da criança: aprender, brincar, respeitar, e assim, tornar-se digno.

O nome da escola ilustra os valores do nosso projeto: respeito à liberdade como valor da construção de homens e mulheres justos. Significa também livro. Tem, ainda, um traço importante, que é “casca de árvore” como valor à natureza. Acreditamos que criança se educa assim, com pés no chão, olhar para as árvores, passarinho e céu. Investigando a natureza e aprendendo a conviver.

O Liber está de portas abertas para receber crianças de 04 meses a 10 anos de idade, com atendimento em tempo integral, das 7h às 18h30, e com estrutura completa. A escola está totalmente adaptada, com salas de descanso e espaço exclusivo para bebês, além de ótimos espaços externos com plantas e árvores. As aulas são dinâmicas e a criança aprende se divertindo. O Liber oferece uma educação diferente, na qual o aluno aprende ensinando, valorizando as suas habilidades.

A escola em tempo integral oferece proteção, promove integração, socialização, aprendizagem e troca de saberes em um ambiente propício. O estímulo é muito importante nos anos iniciais da criança, e a escola investe na formação psicossocial, através da oferta de atividades que desenvolvem a autonomia e possibilitam mais aproveitamento do tempo. As atividades são elaboradas de acordo com cada fase da criança. A área do berçário/maternal é separada da área escolar dos alunos, possuindo duas salas de estimulação para os bebês, duas salas individuais do Maternal I e II, quarto para a hora do soninho, sala de banho e sala de convivência com os pais. O parquinho infantil foi projetado para atender as diferentes faixas etárias, construído com madeira reflorestada.