A Proposta Pedagógica específica para Educação Infantil, baseia-se nas quatro premissas apontadas pela Unesco como eixo estrutural da educação na sociedade contemporânea, que são “Aprender a conhecer”, “Aprender a fazer”, “Aprender a conviver” e “Aprender a ser”. Cada criança é vista e cuidada como criança. Suas habilidades e competências são desenvolvidas de forma lúdica e envolvente.

Buscamos proporcionar à nossa criança o seu desenvolvimento integral para que ela se sinta feliz e confortável no ambiente escolar. Com um ambiente acolhedor e carinhoso recebemos nossas crianças a cada dia com novidades e muito afeto. Temos como filosofia, os valores voltados para a formação do caráter e do ser humano integral. A Educação Infantil no Colégio Liber é oferecida para crianças de três a cinco anos de idade.

O Ensino Infantil é voltado às idades de 4 a 6 anos. Entre os objetivos no atendimento às crianças, estão:

• Trabalhar o nome;
  • Trabalhar a socialização, companheirismo e cooperativismo;
  • Trabalhar a higiene, saúde e a alimentação saudável;
  • Trabalhar a música, acompanhamento de ritmo;
  • Trabalhar esquema corporal, espaço;
  • Incentivar a criatividade, a curiosidade e a linguagem oral;
  • Trabalhar mais as discriminações visuais, auditivas e motoras e a psicomotricidade;
  • Levar a criança a representar as quantidades;
  • Iniciar o traçado das primeiras letras e números;
  • Levar a descobrir que a escrita é o desenho da fala;
  • Levar as crianças a ouvirem e dramatizarem histórias e músicas;
  • Seguir a programação do material didático adotado;
  • Incentivar o uso da linga inglesa;
  • Começar pelo estudo do nome;
  • Levar a criança a substituir o desenho aleatório pelo significativo;
  • Levar a criança a redescobrir que a fala pode ser escrita por letras e palavras – ocorre o deslocamento de desenhar objetos para o ato de desenhar a fala;
  • Levar a criança a representar as quantidades, contar e reconhecer os numerais;
  • Trabalhar as discriminações e percepções; a psicomotricidade, esquema corporal, controle motor grosso e fino ao longo de todo o ano;
  • Propor atividades e questionamentos que levem a criança a desestruturar o pensamento, isto é, a duvidar de suas ideias, colocar em conflitos suas certezas sobre os símbolos escritos e, comparando e refletindo, elaborar uma nova hipótese linguística;
  • Trabalhar a música a higiene, a saúde e a alimentação saudável.

Turmas e Currículo

Nível I – 3 anos

Nível II – 4 anos

Nível III – 5 a 6 anos

Componentes Curriculares

• Linguagem oral/Escrita

• Raciocínio Lógico Matemático

• Natureza e Sociedade

• Motricidade

• Psicomotricidade

• Literatura

• Brincadeira

• Movimento

Adaptação

Nossa equipe está preparada para os momentos de choro ou resistência da criança com toda a sensibilidade e carinho.  Os pais podem permanecer na escola nos primeiros dias (pelo menos durante 20 a 30 minutos) e são chamados à sala de aula caso seja necessário.

Componentes Específicos

Espaços de Ensino